WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2011.1 1ª Fase Questão: 56 Geografia Outros 

“O primeiro navio com casais chegou a Santa Catarina em começo de 1748. O governador José da Silva Paes foi quem os recebeu. Com data de 20 de fevereiro, escreveu uma carta ao rei, lastimando as mortes e o estado de saúde dos que desembarcaram [...] A viagem não terminava no porto da Ilha de Santa Catarina. Ainda era preciso alcançar o sítio destinado a ser povoado. Para a grande maioria, esse último pedaço era ainda mais difícil.”

(FLORES, Maria Bernardete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais
açorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianópolis: UFSC, 2000, p. 50-55.)


Considerando o texto acima e a história dos açorianos em Santa Catarina, analise as proposições.

I. O texto retrata a viagem que realizaram os casais de açorianos à Ilha de Santa Catarina ainda no século XVIII, e suas posteriores dispersões pelo Estado Catarinense.
II. Além do estado de saúde precário que a maioria apresentava no desembarque, as famílias tinham dificuldades com o assentamento em terras e enfrentavam promessas não cumpridas.
III. Duzentos e sessenta e dois anos depois da chegada dos primeiros casais, fica clara a impossibilidade da manutenção da originalidade integral da cultura açoriana.
IV. Sabe-se que Santa Catarina é um Estado que se destaca pela pluralidade cultural e geográfica. A população compõe-se de povos de origem portuguesa, alemã, italiana, austríaca, suíça, espanhola, africana, indígena, polonesa e outras tantas. Os açorianos são um entre estes grupos e suas singularidades.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Outros

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...