WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2011.1 1ª Fase Questão: 38 História História Geral 5- Idade Contemporânea (1789d.C - atual) 1ª Guerra Mundial (1914-1918) 

“A guerra do Kosovo representou a mais importante derrota do nacionalismo sérvio, e de seu projeto de reconstrução do Estado iugoslavo, desde o início do processo que levou a desintegração da antiga Iugoslávia. Como mencionado acima, o conflito levanta duas importantes e controvertidas questões para a política internacional hoje: a prática da intervenção humanitária e a formação de novos Estados nacionais no pós-Guerra Fria. A respeito da primeira, sustento que, a despeito da ausência de critérios aceitos pelo conjunto da comunidade internacional e sancionados por instrumentos legais internacionais, e apesar da seletividade e irregularidade na sua aplicação, a prática da intervenção humanitária reflete a evolução do regime internacional de direitos humanos e a progressiva legitimação de várias modalidades de intervenção internacional inclusive o uso da força como forma de combater violações maciças de direitos humanos e atos de genocídio. Mais ainda, o desenvolvimento de uma prática internacional de intervir nos assuntos internos de um Estado para resolver crises humanitárias, com ou sem o consentimento da autoridade governamental local (quando ela existe), implica uma reinterpretação da regra da soberania como princípio regulador central da sociedade internacional.”

(NOGUEIRA, João Pontes. A guerra do Kosovo e a desintegração da Iugoslávia.
Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 44, out./2000, p. 144.)


Sobre o conflito citado no excerto e a história da região dos Bálcãs, analise as proposições.

I. A tensão entre os separatistas de origem albanesa e o governo central da Iugoslávia, liderada pelo presidente nacionalista sérvio Slobodan Milosevic, aumentou ao longo de 1998. O evento comoveu a comunidade internacional, pois foram muitas as atrocidades cometidas por parte do exército sérvio-iugoslavo.
II. A Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN mandou tropas a Kosovo e, na sequência, foi instaurado um governo provisório, sob tutela da Organização das Nações Unidas – ONU.
III. Embora citado no excerto, o Estado Iugoslavo já não existe mais. Várias nações se declararam independentes, sendo a última delas justamente Kosovo em 17 de fevereiro de 2008, e ainda não reconhecida pela Sérvia.
IV. Foi na região dos Bálcãs que um atentado serviu como estopim para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...