WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2010.1 1ª Fase Questão: 112 Literatura Teoria Literária Geral 



O livro O homem que calculava, de Malba Tahan, narra as aventuras e proezas matemáticas do fictício matemático persa, Beremiz Samir, personagem central de eventos que se desenrolam no século XIII. De forma romanceada, a narrativa retrata a paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica de modo extraordinário alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Relata, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez, além de outras. Razão por que a obra está mesclada de metalinguagem e intertextualidade. Em relação a isso, relacione as duas colunas.


( 1 )Metalinguagem está presente nos textos centrados nos códigos de comunicação.
( 2 )Intertextualidade é uma espécie de diálogo entre textos consagrados no universo cultural.

( ) “É preciso, ainda, não esquecer que a Matemática, além do objetivo de resolver problemas, calcular áreas e medir volumes, tem finalidades muito mais elevadas.” (p. 78)
( ) Falasse eu as línguas dos homens e dos anjos E não tivesse caridade,” (p. 55) “preceito de Salomão:
( ) Quem de repente se enfurece é estulto: Quem é prudente dissimula o insulto”. (p. 54)
( ) “A dúzia apresenta, sobre a dezena, uma grande vantagem: o número doze tem mais divisores do que o número dez.” (p. 115)
( ) “princípio atribuído a Pitágoras: ‘O quadrado construído sobre a hipotenusa é equivalente à soma dos quadrados construídos sobre os catetos.’ ” (p. 101)
( ) “A Geometria, repito, existe por toda a parte. No disco do sol, na folha da tamareira, no arco-íris, na boboleta, no diamante, na estrela do mar e até num pequenino grão de areia. Há, enfim, infinitas variedades de formas geométricas espalhadas pela Natureza.” (p. 39)


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Literatura Teoria Literária

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...