WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2009.2 1ª Fase Questão: 38 História História do Brasil Outros Geral 

Leia a citação:

"Na tarefa de administrar sua propriedade para satisfazer seus próprios interesses, ele desempenhava muitas das funções do Estado. Era o Juiz: resolvia as disputas entre seus seguidores. Era a polícia: mantinha a ordem entre um grande número de pessoas. Era a igreja: nomeava o capelão, em geral um parente próximo com ou sem treinamento religioso, para cuidar de seu povo. Era uma agência de assistência social: cuidava dos doentes, dos idosos, dos órfãos. Era o Exército: em caso de Ievantes armava seus parentes e servidores e formava uma milícia privada. Além do mais, pelo que se tornou um intricado sistema de casamentos, parentesco e apadrinhamento podiam pedir apoio, se necessário, a um grande número de parentes, no campo ou nas cidades, que possuíam propriedades e poderes semelhantes aos seus."

(THOMPSON, E.P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia das Letras, 1998. p. 29)


A partir do excerto acima, podem ser consideradas as seguintes afirmações:

I - O texto exemplifica bem como se construíam as relações sociais no Brasil Colônia e Império, a partir das ações dos senhores de escravos; indica parte significativa de nossa cultura política à época.
II - A posse de propriedade era privilégio de poucos, especialmente para um país que teria a primeira política de terras criada apenas em 1850.
III - O intricado sistema de casamentos, parentesco e apadrinhamento citado no texto ainda persistiu no Brasil por meio da política coronelista, especialmente na República Velha.
IV - Os conflitos agrários no Brasil se resolveram em larga medida depois da lei de terras de 1850. Assim, pessoas passaram a ser mortas em conflitos no campo, no Brasil, apenas a partir do processo de ocupação de terras intensificado na década de 1990, por ações como a do MST, de banditismo social; afinal, a propriedade é um direito sagrado garantido pela Constituição de 1988.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...