WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2008.1 1ª Fase Questão: 114 Português Figuras e Recursos de Linguagem Classificação 

Leia atentamente as afirmativas abaixo, em relação ao livro Relatos de sonhos e lutas, de Amílcar Neves.

I - Ao perguntar-me afirmativamente se era o de sempre, o Domecq que tanto demonstrara apreciar, desapontei-o. (p.15) A palavra destacada é uma metonímia, figura de linguagem que consiste na substituição de um termo por outro.

II - ... seus negros cabelos que desabavam conveniências e prudências quando ela os soltava em cascatas sobre os ombros insinuantes... (p.19) cascata representa uma prosopopéia; consiste em atribuir características de seres animados a seres inanimados.

III - Em atenção à mais cristalina verdade, porém, necessito afirmar categoricamente que não pensei em nenhuma dessas envolventes e benvindas visitas. (p.22) O termo em destaque constitui uma metáfora, que consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido normal, demonstrando uma semelhança entre seres.

IV - Não pensei em ti, criatura de carne e osso, de sangue a pulsar forte e agitado nas veias, ... (p.23) A expressão destacada é uma catacrese; consiste em utilizar termo já existente e com significação própria, em outro sentido, por falta de palavras que expressem o que se quer dizer.

V - Antes de dobrar a primeira curva da escada, enquanto observo fascinado a boca chupada dos sem-dentes e a rala floresta de cabelos azulados de tão brancos... (p.25) Os termos destacados constituem perífrase; pois ela exprime por meio de uma expressão, um conceito que poderia ser transmitido pelo emprego de uma palavra ou nome.


Assinale a alternativa correta.

I - Domecq se refere a uma marca de um produto (qual seja, conhaque) e, por isso, trata-se de uma metonímia, já que usa uma palavra no lugar de outra, em que as duas tem alguma relação de contiguidade/proximidade entre si.

II - cascata trata-se de uma metáfora, pois traz uma relação de semelhança (sendo uma comparação implícita).

III - cristalina verdade trata-se também de uma metáfora (comparação implícita).

IV - Catacrese é uma metáfora "desgastada" que se tornou de uso cotidiano, em que já não notamos seu sentido metafórico como, por exemplo, dentes de alho, embarcar no ônibus, asa da xícara...

V - Perífrase é a expressão que identifica algum ser por seu atributo mais marcante / ao qual é mais conhecido. Por exemplo, o rei dos animais (= leão)



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Figuras e Recursos de Linguagem

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...