Ficaram, desta maneira, as Orelhas à esquerda, os Olhos no centro e as Olheiras à direita, sentadas estas na poltrona do corredor. Não ficava difícil adivinhar, pelo aspecto devastado que apresentavam, e, com maior ênfase, pela conversa que se seguiu, que as fundas Olheiras muito deviam a incessantes uísques comerciais . Com esta expressão quero sugerir que dito par de Olheiras dava-se com assiduidade ao hábito sócio-profissional de tomar a bebida escocesa on the rocks, como catalisadora e estimulante do fechamento de bons e rentáveis negócios. (Amílcar Neves in Relatos de sonhos e lutas. São Paulo, Record, 2007, p. 63.)
Escreva V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) O uso do acento grave indicativo de crase, na linha 1, é obrigatório, por se tratar de duas locuções adverbiais.
( ) A palavra que, na linha 4, classifica-se morfologicamente como pronome relativo; portanto, pode ser trocado pelo relativo cuja, sem que haja alteração de sentido da frase.
( ) As palavras Orelhas, Olhos e Olheiras sofreram um processo de derivação imprópria (ou conversão).
( ) Na linha 5, a concordância verbal (dava-se) está incorreta, pois o sujeito da oração encontra-se na terceira pessoa do plural (Olheiras).
( ) ...como catalisadora e estimulante do fechamento de bons e rentáveis negócios, na linha 6, representa o desfecho com sucesso das transações comerciais entre os empresários Olhos, Orelhas e Olheiras.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Português Morfologia
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!