WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2007.2 1ª Fase Questão: 37 História História do Brasil Outros Geral 

“Provavelmente nunca houve tanta reforma agrária quanto na década após o fim da Segunda Guerra Mundial (...). Entre 1945 e 1950, quase metade da raça humana se viu vivendo em países que passavam por algum tipo de reforma agrária.”

(HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 347.)

 

Sobre a reforma agrária no contexto histórico brasileiro, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

( ) A constituinte de 1946 apontava já a necessidade de realização de uma reforma agrária; contudo, a existência do preceito constitucional não foi suficiente para alavancar políticas de distribuição de terras no Brasil.
( ) Historicamente é possível afirmar que o Estado brasileiro não enfrentou a questão da reforma agrária de forma definitiva. Ele optou por outros caminhos que o levaram, até os dias atuais, a uma situação desigual de distribuição da propriedade da terra.
( ) A primeira reforma agrária foi realizada no Brasil em 1850, com a Lei de Terras.
( ) Movimentos sociais, como o MST e os conflitos que têm marcado a luta pela posse da terra ao longo da história podem ser pensados como parte do não solucionado problema da reforma agrária no Brasil.
( ) Mesmo sem realizar a reforma agrária é possível afirmar que o Brasil conseguiu equacionar os problemas relativos à posse da terra a partir da constituinte de 1988.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...