WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2007.2 1ª Fase Questão: 33 História História Geral 4- Idade Moderna (1453d.C - 1789d.C) Reforma e Contrarreforma 

No século XVI, a Reforma e a Contra-Reforma foram dois importantes eventos de grande impacto, sobretudo para a sociedade cristã ocidental. Sua compreensão, porém, exigiu o estabelecimento de relações sociais, políticas e econômicas no contexto histórico da época. Considerando esses importantes aspectos, pode-se afirmar:

I – O movimento que culminou na Reforma inscreve-se em um amplo contexto de crise: fome, epidemias, guerras, dificuldades e adversidades desenhadas já a partir do século XIV e que engendrariam um outro importante aspecto para o entendimento da Reforma: a crise dos valores sociais e religiosos.
II – A Reforma e a Contra-Reforma devem ser compreendidas exclusivamente como resultados de inquietações espirituais do clero romano.
III – A Reforma e suas proporções foram resultados apenas da rebeldia de Lutero e de outros reformadores protestantes contra os abusos materiais e morais que marcavam a existência da Igreja na época.
IV – O êxito alcançado pela Reforma pode ser constatado pela observação da rápida difusão do luteranismo e do calvinismo pela Europa. Esse processo, porém, nem sempre foi tranqüilo, como demonstram, por exemplo, as chamadas guerras religiosas ocorridas na França e a emigração de puritanos ingleses para a América do Norte.
V – O movimento da Contra-Reforma manifestou-se de muitas e variadas maneiras, dentre as quais podemos citar o apoio de Roma às ações militares empreendidas pelos príncipes católicos contra os protestantes.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...