WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2007.1 1ª Fase Questão: 20 Química Físico-química Soluções 

A corrosão dos metais é um processo que leva à formação de uma mistura de óxidos e hidróxidos de ferro. A corrosão dos metais, principalmente de ferro, é bastante presente em nosso dia-a-dia; isso pode ser notado ao nosso redor: nas latarias dos automóveis, nas cadeiras metálicas, nos portões e em outras superfícies metálicas desprotegidas. O quadro abaixo representa o processo de corrosão.

                                                                      [imagem]

Em relação ao processo de corrosão acima descrito, analise as seguintes proposições:

I – Em regiões costeiras o processo de corrosão é acelerado pela presença de íons de sódio (Na+) e de íons de cloro (Cℓ–) na umidade do ar, que funcionam como eletrólitos.

II – Para retardar o processo de corrosão do aço em canalizações de água, oleodutos, gasodutos, cascos de navio etc, é comum o uso do magnésio, que funciona como metal de sacrifício, sendo corroído mais depressa e apressando, assim, a corrosão do aço.

III – Metais de sacrifício são metais com maior capacidade de oxidação, usados para evitar a corrosão de outros metais; um exemplo de metal que é utilizado com essa finalidade é o magnésio.


Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Físico-química

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...