
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 35, leia o trecho da obra Cães de Província.
Qorpo-Santo ia perguntar afi nal por que o amigo estava assim tão misterioso e abalado – intimamente já sabia –, mas naquele momento passava pela outra calçada um vereador da Câmara, a quem Eusébio saudou largamente, tirando o chapéu quase até o chão, enquanto o vereador apenas levou dois dedos displicentes à aba da cartola. – Você não devia ser tão abaixado para esta gente – Qorpo-Santo exclamou, já esquecido das inquietações de Eusébio –. Um dia ainda vou escrever uma comédia desancando essa gente de cérebro de galinha, você vai ver, tenho até o nome na minha cabeça. – Calou-se depois em respeito à angústia do bom Eusébio, que não se envergonhava de ter Qorpo-Santo a seu lado, quando toda esta maléfi ca cidade o indigitava de maluco. Maluco é a senhora sua madre, Qorpo-Santo dizia entredentes, quando ouvia os risinhos abafados das raparigas e dos senhores graves.
Com base no trecho e em seu contexto, analise as seguintes afi rmativas.
I. Cães da província é de autoria do escritor gaúcho Charles Kiefer.
II. Numa simples cena de cumprimento, o trecho evidencia a diferença de comportamento entre o povo e o político, mostrando um certo entusiasmo desmedido do primeiro e uma frieza protocolar do segundo.
III. Cães da província traz, ainda antes da fama, um personagem histórico, Qorpo-Santo, dramaturgo gaúcho, autor de obras como Mateus e Mateusa e As relações naturais.
A(s) afi rmativa(s) correta(s) é/são
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!