Operários, médicos, magistrados, professores, poetas, motoristas, policiais, prostitutas... são muitos os profissionais que habitam as obras da literatura em língua portuguesa e revelam os segredos e as angústias de seu ofício. A força, ou mesmo a falta ou a negação do trabalho, muitas vezes caracteriza esses personagens. Você encontrará alguns deles nas questões a seguir.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 31, leia as passagens a seguir, referentes a um marcante personagem da literatura brasileira.
Leonardo passava vida completa de vadio, metido em casa todo o santo dia, sem lhe dar o menor abalo o que se passava lá fora pelo mundo. O seu mundo consistia unicamente nos olhos, nos sorrisos e nos requebros de Vidinha. (...) Ser soldado era naquele tempo, e ainda hoje talvez, a pior coisa que podia suceder a um homem. Prometeu pois sinceramente emendar-se (...). Achar porém ocupação para quem nunca cuidou nela até certa idade, e assim de pé para mão, não era das coisas mais fáceis.
Filho de uma ‘pisadela’ e de um ‘beliscão’, Leonardo é o malandro que foge do trabalho e envolve-se com diferentes mulheres. É o herói (ou anti-herói) de Memórias de um sargento de milícias, obra escrita por:
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!