
R E D A Ç Ã O
Na página seguinte, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
♦ Lembre-se de que não serão considerados:
• textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
• textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!
TEMA 1
A expressão “jeitinho” é utilizada para designar um modo de agir do brasileiro, não baseado em regras estabelecidas, diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas.
http://.wikipedia.org/wiki/Jeitinho
Você considera o jeitinho brasileiro um comportamento antiético ou uma forma criativa de solucionar problemas?
Se você escolher esse tema, considere a questão proposta para expressar seu ponto de vista. Para melhor fundamentá-lo, você pode apresentar exemplos, fatos de sua experiência e outros dados da realidade.
TEMA 2
O direito à habitação, como ressaltam vários instrumentos internacionais, não se restringe apenas à presença de um abrigo, ou um teto, mas engloba uma concepção mais ampla. Este direito se estende a todos e, assim, toda a sociedade e cada um de seus membros têm de ter acesso a uma habitação provida de infraestrutura básica e outras facilidades.
http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/moradia/trabalhohabitacaopronto.html
Que medida(s) poderia(m) ser adotada(s) pela população e/ou pelo governo para melhorar as condições de moradia dos brasileiros?
Caso você se decida por esse tema, analise a questão e defenda uma ou duas medidas, justificando sua proposta e apresentando argumentos coerentes e consistentes para sustentá-la.
TEMA 3
Foram aprovadas alterações na Lei 11.705, conhecida como Lei Seca. A tolerância para a combinação bebida alcoólica e volante passa a ser zero, e as possibilidades de prova de etilismo dos motoristas também foram ampliadas.
http://semexcesso.com.br/mudancas-lei-seca/
Tornar a Lei Seca mais rigorosa será suficiente para reduzir a violência no trânsito?
Ao optar por esse tema, opine sobre a questão, discutindo a eficácia da Lei para tornar o trânsito mais seguro. Procure apoiar seu ponto de vista em evidências e dados concretos
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Português Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!