WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio Grande do Sul Puc-RS 2013.1 Questão: 31 Português Geral 

R E D A Ç Ã O

Na página seguinte, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto. 

Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos: 

♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu. 

♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas. 

♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita. 

♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas. 

♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários. 

♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar. 

♦ Lembre-se de que não serão considerados:

•textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
•textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

TEMA 1 

A vida depois dos 70 

Considere a possibilidade – cada vez mais viável – de viver 80, 90, quem sabe 100 anos. Você já pensou nisso? Como pretende se preparar para esta fase da vida?

Apresente seus planos e justifique-os de modo a convencer outros jovens a compartilhá-los, já que a sociedade do futuro e a maneira como os idosos nela viverão dependem muito do que pensam e planejam os jovens de hoje.

TEMA 2

Os limites e as possibilidades da ciência 

Pode a ciência “driblar” a morte e prolongar a vida sem qualquer limite? Quais as consequências sociais e éticas que precisarão ser enfrentadas caso isso, de fato, venha a acontecer um dia? 

Reflita sobre essa hipótese, discutindo as possíveis consequências, de modo a evidenciar o seu ponto de vista sobre o assunto. 

TEMA 3 

O desenvolvimento da ciência no Brasil 

Em um país com tantos paradoxos econômicos, culturais e sociais, qual seria a prioridade dos investimentos em ciência e tecnologia? 

Eleja o problema brasileiro para o qual deveriam ser direcionados os esforços dos cientistas e os investimentos do governo com o objetivo de diminuir a distância entre modernidade e atraso no Brasil. Justifique sua escolha com os dados da realidade que julgar adequados.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...