No próximo mês, iniciam as Olimpíadas de Londres. O esporte torna-se ponto de convergência, e as conversas ganham as ruas, salas de aula, ambientes familiares. Se a vida é um jogo, com perdas e ganhos, a literatura também é um exercício, do qual o leitor participa na produção de significados. O jogo, em diferentes nuances, é o tema norteador desta prova.
INSTRUÇÃO: Responder à questão 31 com base no fragmento de texto e nas afirmativas a seguir.
“Com um relance da vista, Naziazeno percebe que o jogo já está quase feito. Mete nervosamente a mão no bolso da calça e tira os cinco mil réis. (...) A bolinha já gira. O olhar acostumado encontra facilmente o 28. Já abriu uma passagem. O seu braço estendese, levando os cinco mil réis para aquele número. Mas um medo prudente o detém. E como o tempo urge, deposita rapidamente a cédula no retângulo da terceira dúzia.
– Feito! – observa o croupier. E, passado um momento de silêncio e de expectativa, anuncia: – 28.
Um tumulto e um estado de confusão enchem a cabeça de Naziazeno. Tem apenas uma vaga ideia de que ganhou. (...) É quando recebe o dinheiro que faz o cálculo: cinco mil réis... cento e setenta e cinco!... Tudo resolvido assim num segundo.”
Sobre o fragmento, afirma-se:
I. Pertence à obra Os ratos, texto com forte caráter psicológico.
II. Seu autor é Luiz Antonio de Assis Brasil, escritor gaúcho profícuo na construção de uma narrativa voltada para o histórico.
III. Naziazeno é um personagem resoluto, de atitudes firmes e decididas, caráter evidenciado no excerto.
IV. A passagem “Tudo resolvido assim num segundo” faz referência à laboriosa incumbência de Naziazeno: conseguir dinheiro suficiente para saldar a dívida com o leiteiro.
Estão corretas apenas as afirmativas
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!