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Rio Grande do Sul Puc-RS 2012.2 Questão: 29 Português Geral 

INSTRUÇÃO: Responder às questões 21 a 30 com base no texto a seguir.

  1. Não tive acesso ao conteúdo do livro “Por uma
  2. vida melhor”, apenas a pequenos trechos. Portanto,
  3. falo com base em informações e opiniões de terceiros.
  4. Nessa perspectiva, vejo como positivo o debate que
  5. a abordagem pouco ortodoxa dos autores desencadeou,
  6. pondo fogo a um tema em geral tido como
  7. irrelevante: a língua materna em uso. Entretanto,
  8. um trecho da obra me preocupou, e destaco: “Posso
  9. falar ‘os livro’?” “Claro que pode, mas dependendo
  10. da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito
  11. linguístico”.
  12. Para começar, pedir licença para falar de um determinado
  13. jeito é um tiro no pé da tese defendida em
  14. “Por uma vida melhor”. Porque pedir licença, neste
  15. contexto, é reconhecer o poder do outro sobre nós –
  16. o que parece ser exatamente o contrário do que os
  17. autores pregam. Além disso, a resposta “Claro que
  18. pode” é inócua: o aluno tanto sabe que pode que usa
  19. essa concordância rotineiramente.
  20. O problema maior, bem mais sutil e muito mais
  21. complicado, porém, está na segunda parte da fala.
  22. Agir livre de preconceito, o oposto de fazer alguém
  23. “vítima de preconceito”, implica não só aceitar as
  24. pessoas como são, mas também acreditar que todos
  25. sejam capazes de evoluir por méritos próprios. Ao
  26. afirmar que a modalidade “permitida” pode vitimizar
  27. quem a utiliza – pela ação do “outro ameaçador” –, os
  28. autores estão deslocando o foco da importância
  29. de construir conhecimento de modo autônomo
  30. e reflexivo e enfatizando o julgamento alheio,
  31. novamente reforçando o preconceito. Ora, aula de língua
  32. materna é aula de cidadania, e ninguém se torna
  33. cidadão por receio do “outro ameaçador”. O aluno deve
  34. ter oportunidade de conhecer e desenvolver múltiplas
  35. linguagens porque assim ele poderá expressar ideias
  36. e sentimentos com mais autonomia. E, talvez, com
  37. menos preconceito.
  38. Tudo isso pode parecer muito sutil, mas a linguagem
  39. é feita de sutilezas, para o bem ou para o mal.

Marisa M. Smith. PUCRS, Notícias FALE, junho, 2011.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 29, considere as afirmativas sobre uso de pronomes no texto. 

1. “nós” (linha 15) e “outro” (linha 27) apresentam sentido genérico no texto. 

2. O pronome “Ele” poderia ser usado em lugar de “O aluno” (linha 33) sem prejuízo para o sentido e a correção do texto, porque esses termos são iguais em gênero e número.

3. “Tudo” (linha 38) reforça o sentido de “isso”, na mesma linha.

4. No primeiro parágrafo, predomina a primeira pessoa do discurso; nos demais, a terceira pessoa.

Estão corretas apenas as afirmativas



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