WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio Grande do Sul Puc-RS 2012.1 Questão: 31 Literatura Teoria Literária 

 “Todos sabemos, clara ou brumosamente, que nascemos sós, vivemos sós e morremos sós”. A frase, escrita nos diários do escritor português Miguel Torga, traz, de forma pessimista, a dor e a sensação de vazio que muitas vezes ganham lugar na nossa vida. A literatura, evidentemente, refl ete e é refl exo deste sentimento, apresentando exemplos variados de personagens – esses seres de papel – que se encontram solitários e, frequentemente, tristes e melancólicos. A solidão é o tema central das questões que você deverá resolver.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 31, leia o excerto da obra A Noite, de Erico Verissimo, e as afirmativas. 

“E de novo se perdeu num território crepuscular, povoado de vozes e vultos vagos, iluminado de quando em quando por súbitos e inexplicáveis clarões – e nesse mundo ele andou perdido, o pensamento vazio, consciente apenas do fato de que caminhava, embora as pernas parecessem não pertencer-lhe. Vozes soavam perto de seus ouvidos, feriam-lhe os tímpanos, mas não lhe diziam nada. No mais, era aquela dor branca na boca do estômago, e a solidão, o abandono, o ruído regular e implacável daquelas passadas que o perseguiam. Levou algum tempo para perceber que eram seus próprios passos soando nas lajes duma calçada solitária”. 

Com base no texto, afirma-se:

I. Técnica geralmente mais recorrente na poesia, a aliteração – repetição de fonemas idênticos ou semelhantes – é perceptível nesse trecho da narrativa. 

II. Embora em meio a pessoas que conversam e interagem com o personagem, ele sente-se extremamente solitário. 

III. Ao construir um espaço sombrio e opressivo, que intensifi ca ainda mais a condição solitária do personagem, o narrador cria uma atmosfera onírica, quase de alucinação. 

IV. O caráter de introspecção, de esvaziamento de sentido, com viés urbano, é uma marca que Erico Verissimo sempre carrega em suas obras, em especial em “O continente”, de O tempo e o vento

As afirmativas corretas são, apenas,



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Literatura Teoria Literária

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...