Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central, provocando mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelos quais ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas. Apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. Dessa forma, o consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando custos para a sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.
Fonte:<http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo
=11288&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/%C3%81lcool>. Acesso em: 09/13
O álcool, além de provocar uma das mais expressivas doenças, o alcoolismo, também pode influenciar em mecanismos de feedback. Observe um exemplo a seguir:
Desidratação → aumento da liberação de ADH (hormônio antidiurético) → aumento da permeabilidade da água nos túbulos renais → aumento da reabsorção de água → menor volume de urina (perde menos água) → evita desidratação
Sabendo que o álcool inibe a ação do ADH, espera-se que em um indivíduo que não sofre de distúrbios renais e que ingeriu grandes quantidades de álcool:
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Biologia Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!