Analise o seguinte fragmento do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles:
Personagens solenes que arrastais os apelidos como pavões auriverdes seus rutilantes vestidos, todo êsse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glória, que amais, é dêsses que por vós são perseguidos. levantai-vos dessas mesas, saí das vossas molduras, vêde que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro pêso de algemas, que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas! Considerai no mistério, dos humanos desatinos e no pólo sempre incerto dos homens e dos destinos! Por sentenças, por decretos pareceis divinos: e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos.
Considere as afirmativas abaixo, que comentam a sequência acima.
I. A proposta do texto de Cecília Meireles transcende a discussão sobre a inconfidência mineira e seu contexto histórico. De modo sutil, o conteúdo dos poemas, partindo da tematização dos fatos históricos do período colonial, abre-se a uma discussão sobre arbitrariedades e injustiças de que outros “heróis da liberdade” foram vítimas em outros momentos de nossa história.
II. O texto busca recontar a história do Brasil reabilitando a figura de Joaquim Silvério dos Reis. Visto pela tradição como o traidor da causa dos inconfidentes, esse personagem é, no livro de Cecília Meireles, descrito como alvo de uma injustiça, o que fica evidenciado na sequência que se refere à sentença que ele recebeu das autoridades coloniais: “que duro pêso de algemas, /que profundas sepulturas /nascidas de vossas penas/ de vossas assinaturas!”
III. O texto se filia à tradição simbolista de se afastar das injunções da realidade histórica e social, optando por uma postura “nefelibata”, em que o poeta celebra o fato de poder, com sua poesia, “andar sobre as nuvens” ou viver numa torre de marfim. A alienação e o descompromisso político são evidentes.
IV. O texto se volta à descrição de um momento perturbado da vida brasileira, o processo que levou à proclamação da República, tendo à frente o heroísmo de figuras como Deodoro do Fonseca. São apresentadas ações bélicas sangrentas e execuções dos revolucionários por forças de repressão do Império decadente. As descrições dos assassinatos dos republicanos é o tema do fragmento citado.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!