WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo MACKENZIE 2012.2 Questão: 53 História História das Américas Outros 


O movimento liderado por Simon Bolívar, no início do século XIX, foi responsável pela libertação da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia do jugo espanhol, e acendeu a chama libertária por toda a América do Sul. O começo do século XXI testemunhou um ressurgimento do nacionalismo populista burguês, em grande parte da América Latina, onde os novos líderes se intitulam como herdeiros do movimento bolivariano. Considere as afirmações abaixo.


I. As eleições do presidente Hugo Chávez na Venezuela, a de Evo Morales na Bolívia, o retorno do ex-líder sandinista Daniel Ortega para a presidência da Nicarágua, bem como a eleição de Rafael Correa no Equador, foram todas acompanhadas da retórica nacionalista e populista.

II. Dando continuação à cruzada de Bolívar contra a dominação estrangeira, o discurso de tais líderes locais é voltado contra a dominação imperialista, transmitindo a ideia de que tais governos estão se orientando para a adoção de um novo tipo de socialismo. No entanto, em cada um desses países, o domínio do capital permanece intacto.

III. Os partidos de direita na América Latina se especializaram em semear ilusões nacionalistas a partir de tais lideranças, e na perspectiva de um retorno continental do “socialismo Bolivariano”.

Assinale



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História das Américas

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...