WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo INSPER 2012.2 Questão: 21 Português Interpretação de textos 

Ele se encontrava sobre a estreita marquise do 18º andar. Tinha pulado ali a  fim de  limpar pelo  lado externo as vidraças das salas vazias do conjunto 1801/5, a serem ocupadas em breve por uma firma de engenharia. Ele  era um  empregado  recém-contratado da Panamericana – Serviços Gerais. O  fato de haver se sentado à beira da marquise, com as pernas balançando no espaço, se devera simplesmente a uma pausa para fumar a metade de cigarro que trouxera no bolso. Ele não queria dispensar este prazer, misturando-o com o trabalho.
Quando viu o ajuntamento de pessoas  lá embaixo, apontando mais ou menos em sua direção, não  lhe passou pela cabeça que pudesse ser ele o centro das atenções. Não estava habituado a ser este centro e olhou para baixo e para cima e até para trás, a janela às suas costas. Talvez pudesse haver um princípio de incêndio ou algum andaime em perigo ou alguém prestes a pular.
Não havia nada identificável à vista e ele, através de operações bastante lógicas, chegou à conclusão de que o único  suicida em potencial era ele próprio. Não que  já houvesse  se cristalizado em  sua mente, algum  dia,  tal  desejo,  embora  como  todo  mundo,  de  vez  em  quando...  E  digamos  que  a  pouca importância que dava a si próprio não permitia que aflorasse seriamente em seu campo de decisões a possibilidade  de  um  gesto  tão  grandiloquente.  E  que  o  instinto  cego  de  sobrevivência  levava  uma vantagem de uns quarenta por cento sobre seu instinto de morte, tanto é que ele viera levando a vida até aquele preciso momento sob as mais adversas condições.

(In: MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. R. Janeiro: Objetiva, 2000)

O texto acima é abertura do conto "Um discurso sobre o método", de Sérgio Sant'Anna. A partir da análise dos elementos narrativos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações que tratam do conflito da personagem principal.
 
(     ) Por rotineiramente se considerar relegado a um segundo plano, o protagonista procurou encontrar, perto de si, algum perigo que explicasse o que chamava a atenção do agrupamento de pessoas.
(      ) Ao notar a multidão que apontava em  sua direção, o homem  sentado  sobre a marquise do prédio passou a refletir acerca das condições adversas de vida do ser humano.
(      )  O  protagonista  admite  que  o  suicídio  é  uma  atitude  nobre  que  ele,  um  trabalhador  humilde  e insignificante, seria incapaz de pensar algum dia.
 
A sequência correta é:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...