WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro IFRJ 2014.1 Questão: 7 Português Geral 

Texto II

Redes sociais on-line podem levar os jovens à depressão
O novo fenômeno, batizado de 'Depressão Facebook', coloca em risco de isolamento os adolescentes com tendência à doença


As redes sociais da internet, entre elas o Facebook, podem tanto enriquecer a vida dos adolescentes, quanto prejudicar sua saúde mental e física. O alerta foi feito pela Academia Americana de Pediatria, que acaba de publicar um relatório com orientações sobre o uso das redes sociais no periódico Pediatrics. De acordo com o documento, esses sites ajudam os jovens a manter contato com amigos e a se divertir, mas podem, também, levar a casos sérios de depressão, um novo fenômeno batizado de 'Depressão Facebook'.

Segundo os pesquisadores, a 'Depressão Facebook' acontece em pré-adolescentes e em adolescentes que passam várias horas por dia em frente ao computador navegando dentro de redes sociais. Esses jovens, normalmente com tendência ao isolamento, à ansiedade ou à depressão, buscam uma maneira de interagir com os demais pela internet. Mas, quando isso não acontece, eles acabam se deprimindo. “A falta de conexão on-line amplifica o que acontece na vida desses jovens no mundo off-line”, diz Gwenn O'Keeffe, pediatra e coautor do relatório.

É importante salientar que, apesar de levar o nome do Facebook, o problema não aflige apenas os jovens usuários desse site. Estão inclusos quaisquer endereços que entrem no conceito de rede social on-line. Entre eles, os mais conhecidos são Orkut, Twitter, Second Life, além de blogs, jogos on-line em rede e vídeos do Youtube.

Segundo O'Keeffe, é importante que os pais consigam monitorar o que os filhos fazem na internet e quanto tempo passam interagindo em redes sociais. E isso, além de ajudar a evitar o cyberbulling e o acesso a conteúdos inapropriados, pode ainda evitar que o jovem deprimido vá em busca de ajuda em blogs que recomendam o abuso de substâncias químicas e de comportamentos agressivos e autodestrutivos.

Adaptado de <http://veja.abril.com.br/noticia/saude/redes-sociais-online-podem-levar-os-jovens-a-depressao. Acesso em: 14 fev. 2014.

Pode-se afirmar que o vocábulo que em destaque pertence a uma classe gramatical diferente dos demais na seguinte alternativa:

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...