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Rio de Janeiro FAETEC Ves 2014.1 Questão: 4 Português Geral 

TEXTO – REDAÇÃO INQUIETA

Gustavo Krause

No Brasil, tornaram-se comuns publicações de “besteiras da juventude”, colhidas nas redações de vestibular. Unem-se professores e jornalistas na crítica fácil à expressão, ou desexpressão (mistura de desespero com expressão), de uma geração calada – que, mesmo quando parece falar nessas redações, continua calada. Não pretendo começar por aí. Estes bestialógicos visam a mostrar como a juventude articula mal o pensamento – mas mostrar à própria juventude, para cada um dos seus elementos rir nervosamente de si mesmo, qual hiena inconsciente. Estes bestialógicos funcionam de cortina para encobrir outros agentes da desexpressão: a escola, os professores, a família, o Estado. A escola, que fragmentou o conhecimento em disciplinas estanques, fragmentando assim as frases e o raciocínio dos seus alunos. Os professores, mal pagos e pior estimulados, mal sabendo eles mesmos redigir um plano de curso, pondo-se como exemplos tristemente adequados de uma fala truncada. A família, que lê nada e escreve nada de nada, e depois reclama da juventude “que não lê”. O Estado, que encosta a educação no canto das verbas, censura as poucas palavras que escapolem das universidades e depois faz ironias sobre a geração da gíria. A desarticulação do pensamento adolescente vem sendo apresentada como doença em si, encobrindo males mais profundos. Por exemplo, encobrindo a questão do analfabetismo nacional. Se lemos, com cuidado e atenção, não apenas as redações escolares dos garotos, mas também os livros didáticos adotados, mais os editoriais dos grandes e dos pequenos jornais, mais os discursos dos pequenos e grandes políticos, mais a Constituição do país e as teses dos juízes e dos doutores, vamos entender que a preocupação ética com o discurso escrito está em falta no mercado geral das palavras: dos meios de comunicação ao Congresso Nacional, há muita sentença entortada.

 

A razão de o texto apresentar o vocábulo “desexpressão” escrito em itálico (um tipo de letra diferente) é a de mostrar que esse vocábulo é:

 

 

 



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