WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2011.2 1ª Fase Questão: 45 Geografia Economia Outros 

O automóvel, inventado no final do século XIX, logo se tornou o Objeto-Rei, a Coisa-Piloto. Hoje, este objeto por excelência rege a vida cotidiana como um todo. A questão do trânsito ganha, muitas vezes, prioridade política, exigindo muitos recursos na construção de um sistema viário que tenta ser adequado e está sempre em expansão. Diante desse sistema, a cidade se defende mal, pois se concebem a cidade e a cidadania de acordo com as pressões do automóvel. Assim, a circulação parece valer mais que a habitação, a educação, o lazer e as demais possibilidades de reunião oferecidas pela vida urbana.

Esse processo parece ser conduzido por uma racionalidade técnica, neutra, objetiva. No fundo da questão, porém, estão os interesses da produção e do lucro. É verdade que, para muitas pessoas, o carro é um pedaço de sua “moradia”, até mesmo o fragmento essencial de sua vida. Para muitos, o carro é também um objeto que se torna mágico, entra nos sonhos, através da mídia e dos símbolos de distinção social.
(LEFEBVRE, Henri. La vie quotidienne dans le monde moderne. Paris: Gallimard, 1968. Adaptado)



Analise e identifique as afirmações que são coerentes com as ideias do texto.

I. O automóvel é um “Objeto-Rei”, pois condiciona vários momentos da vida cotidiana, isto é, da produção ao consumo, da vida urbana aos comportamentos sociais.

II. Por trás da racionalidade técnica da produção automobilística, estão os interesses e as pressões das megaempresas desse ramo sobre o Estado e sobre seus planos urbanísticos.

III. A larga difusão do automóvel contribui para ampliar a cidadania, ao subordinar a economia do país à produção desse bem, aumentando o acesso da maioria da população ao consumo em geral.

É válido o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Economia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...