WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2011.1 1ª Fase Questão: 46 Português Interpretação de textos 

Analise os textos.

“O espírito do profissional esportivo não é mais o espírito lúdico, pois lhe falta a espontaneidade, a despreocupação. No caso do esporte de massas, temos uma atividade nominalmente classificada como jogo, mas levada a um grau tal de organização técnica e de complexidade científica que o verdadeiro espírito lúdico se encontra ameaçado de desaparecimento. O autêntico jogo desapareceu da civilização atual, e mesmo onde ele parece ainda estar presente trata-se de um falso jogo.”
(HUIZINGA, Johan. Homo ludens – O jogo como elemento da cultura. Trad.: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 219-229. Adaptado)

“Hoje o futebol profissional condena o que é inútil, e é inútil o que não é lucrativo. O jogo converteu-se em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, que não se organiza para jogar mas para impedir que se jogue. A burocracia do esporte foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.”
                                                                  (GALEANO, Eduardo. El fútbol a sol y sombra. México: Siglo XXI, 1995, p. 2. Adaptado)

Considere as afirmações.

I. Os jogos modernos vêm se tornando cada vez mais tecnicamente organizados para gerar resultados eficientes e rentáveis.

II. O espírito lúdico do futebol tende a desaparecer à medida que os jogadores perdem a espontaneidade e a autonomia de jogar o chamado futebol-arte.

III. O futebol profissionalizado ganha características de jogo técnico, rápido, brincalhão, emocionante e educativo, fazendo desaparecer o velho espírito despreocupado e relaxado do jogo.

De acordo com a opinião defendida pelos autores, é válido o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...