WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2011.1 1ª Fase Questão: 44 Geografia Geopolítica Mundial 

Entre 1880 e 1920, milhões de imigrantes europeus e japoneses chegaram à América, fugindo da fome, do desemprego e das guerras. Atualmente, as migrações internacionais se inverteram. Elas incluem principalmente fluxos de trabalhadores dos países subdesenvolvidos para o centro do capitalismo nos países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, que hoje adotam em geral políticas de contenção da imigração. Ao mesmo tempo, tais países buscam atrair trabalhadores qualificados do mundo todo, tais como cientistas, professores, executivos e também esportistas reconhecidos. Em 2007, por exemplo, mais de mil futebolistas brasileiros emigraram do país para jogar em clubes da Europa, do Japão e até da Indonésia e do Vietnã. O principal atrativo são os salários e as garantias sociais bem como a possibilidade de subir mais rápido os degraus da glória e do prestígio.

(POMPEU, Renato. “Os emigrantes da bola”. Guia do estudante. São Paulo: Abril Cultural, 2008. Adaptado)


Considere as afirmações.

I. No início do século XX, milhões de habitantes de países periféricos saíram em busca de melhores salários e de uma vida mais digna nos EUA e no Japão.

II. Hoje, os países desenvolvidos selecionam os trabalhadores que lhes interessam, adotando políticas de filtragem e de barreira contra a imigração estrangeira, principalmente a de trabalhadores desqualificados.

III. A Indonésia e o Vietnã têm atraído jogadores, pois são casos típicos de países asiáticos em rápida industrialização e desenvolvimento econômico.

É válido o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geopolítica

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...