WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2011.1 1ª Fase Questão: 41 Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais 

Ao longo dos anos, os esportes têm se tornado um meio de ascensão social, permitindo que inúmeros desportistas conquistem sucesso, fama e a realização de vários de seus objetivos.

Apesar dos métodos de treinamento terem evoluído de maneira fabulosa, infelizmente eles não são os únicos elementos dos quais os atletas vêm se servindo, para conseguir o máximo de rendimento, a fim de superarem os seus próprios limites físicos na conquista de vitórias e de medalhas.

O problema cada vez mais frequente é o doping, isto é, a utilização de substâncias proibidas que melhoram o desempenho durante a competição, apesar dos inúmeros e desfavoráveis efeitos colaterais.

Entre as substâncias proibidas para os atletas, destacam-se os hormônios: insulina e EPO (eritropoetina), sendo esse último responsável pelo aumento da produção de glóbulos vermelhos.

Sobre a utilização dessas substâncias são feitas as seguintes afirmações:

I. A eritropoetina ocasiona o aumento na capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue e, consequentemente, a reposição dos aminoácidos no organismo.

II. A insulina reduz a glicemia, direcionando a glicose do sangue para as células, como as hepáticas e as musculares, onde será usada na produção de energia.

III. A ação conjunta da insulina e da eritropoetina inibe a fadiga muscular, estimula a contração da musculatura
estriada esquelética, além de aumentar a euforia e a imunidade.

É válido o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...