WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2009.2 1ª Fase Questão: 14 Português Morfologia Pronomes 

Uma das ironias interessantes da vida é que o silêncio, normalmente associado à passividade, seja uma força tão poderosa. O silêncio pode ajudar a nossa concentração e nos deixar mais calmos, introspectivos e talvez até mais sábios. E, com frequência, o silêncio consegue transmitir uma ideia com muito mais eficiência do que o argumento mais persuasivo.

Primeiramente, considere como o silêncio é importante para o aprendizado. Quando falamos, é difícil aprender mais do que aquilo que já sabemos. Mas quando ouvimos em silêncio aquilo que os outros têm a dizer, novos mundos ficam à nossa disposição. Podemos começar a entender as coisas do ponto de vista de outros, e podemos ter acesso àquilo que eles sabem e nós não sabemos. À medida que escutamos algumas preocupações e opiniões dos outros, libertamo-nos, por uns momentos, das preocupações com nossos próprios problemas autocentrados e podemos aprender um pouco sobre como é estar na pele de outra pessoa. Ouvir em silêncio é o segredo para uma experiência de vida mais completa, mais informada e mais empática. (...)

O silêncio oferece, ainda, um outro tesouro valioso – ele nos dá a oportunidade de escutar a nós mesmos. (...) Podemos, então, aprender a escutar a nós mesmos de uma forma nova e mais eficiente, escutando o que nossa voz interior tem para nos ensinar.

(MANZ, Charles C. Felicidade: a escolha é sua. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2005. Adaptado.)



Substituindo os termos grifados no trecho – ... o silêncio consegue transmitir uma idéia... – pelo pronome adequado, tem-se:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Morfologia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...