A idéia da esfericidade da Terra foi discutida muito cedo por estudiosos gregos como Platão e Aristóteles.
Um pouco mais tarde, em Alexandria, Eratóstenes, desenvolveu um método para medir a circunferência da Terra, que está em uso ainda hoje.
Ptolomeu viveu no século II d.C., em Alexandria, e trabalhou sistematicamente para melhorar o conhecimento geográfico de seus antecessores, mas cometeu equívocos. Um deles foi extremamente importante para a história dos descobrimentos: Ptolomeu calculou que o globo terrestre teria uma circunferência bem menor do que ele tem na realidade.
Cristóvão Colombo, ao planejar sua viagem para as Índias, baseou-se nos cálculos de Ptolomeu sobre a extensão da Terra, por isso Colombo acreditou ter alcançado as ilhas asiáticas e não um novo mundo. É provável, no entanto, que a mesma viagem de Colombo deva-se a esse erro, pois se a distância real entre a Europa e a Ásia pela rota do oeste fosse conhecida, é possível que Colombo não se tivesse convencido, ou aos reis espanhóis, de que valia a pena sua tentativa.
(Adaptado de MIGLIACCI, P., Os Descobrimentos. SP, Scipione, 1997)
Ao compararmos o conhecimento sobre o planeta Terra, que aparece na tirinha de Hagar e nas informações do texto, podemos concluir que
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Português Interpretação de textos
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!