
Hoje, mais de 80% das trocas comerciais são feitas por via marítima. No século XVI, viagens intercontinentais em barcos a vela demoravam alguns meses para transportar algumas centenas de toneladas. Atualmente, os grandes cargueiros transoceânicos transportam mais de 40 mil toneladas e demoram, às vezes, menos de trinta dias. A velocidade de barcos a vela, entre 1500 - 1840, era de 16 km/h em média; já os navios a vapor e cargueiros atuais passaram a cerca de 40 km/h. Além disso, houve a modernização dos portos, dos containers e das comunicações.
Tais mudanças técnicas, somadas à aceleração nos métodos de produção, lançaram as bases para uma generalização das trocas sociais e econômicas no mundo, que conduziram à globalização e à relativização de nossas velhas noções de processo temporal e de distância espacial. A esse processo contemporâneo, o geógrafo David Harvey chama “compressão do tempo-espaço”.
(Adaptado de: HARVEY, David Condição pós-moderna. São Paulo, Loyola, 1992.)
Na tirinha, pode-se dizer que Hagar encontra-se numa época e num espaço geográfico pré-modernos (anteriores ao século XV), em que os recursos e condições técnicas
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Português Interpretação de textos
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!