WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2008.2 1ª Fase Questão: 7 Português Interpretação de textos 

Enquanto no capitalismo “ter cultura” torna-se cada vez mais sinal de “distinção de classe” e de “possuir bens culturais”, nas  sociedades tradicionais ela pertence a todos os membros e é transmitida gratuitamente. A cultura é essencialmente um modo de viver que inclui a todos e a tudo modela, material e espiritualmente. A prática do nomadismo pastoril, por exemplo, implica o conhecimento de receitas de criação de gado, domesticação de animais e sua utilização para a nutrição, fabricação de vestuários e da tenda. A efi cácia dessas técnicas reside, por um lado, num conhecimento empiricamente adquirido sobre as propriedades do meio e as exigências das espécies de animais. Por outro lado, ela também depende de um valor simbólico de uma técnica religiosa ou mágica: o homem dito “primitivo” abate a presa por intermédio da fl echa, pedra ou lança, mas isso não se separa das orações e dos rituais de caça.
(Adaptado de: SORRE, Max. A noção de gênero de vida e sua evolução, [1952]. In:__. Geografi a. São Paulo, Ática, 1984).

A partir das idéias do texto, são feitas as afi rmações que seguem.

I. Nas sociedades contemporâneas, a cultura vai perdendo várias de suas características religiosas e cultuais, tornando-se gradualmente mais prática, racional e vendida como mercadoria ou ostentada como privilégio.
II. As sociedades tradicionais buscam na cultura formas de alimentar preconceitos religiosos, distinções de classe e exclusão social.
III. Nas sociedades tradicionais a eficiência técnica da cultura não pode ser separada da eficiência e do valor simbólico-religioso para os grupos locais.

É correto afirmar o contido em apenas.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...