WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2008.2 1ª Fase Questão: 39 História História Geral 5- Idade Contemporânea (1789d.C - atual) Outros 

“Nunca um único sistema cultural teve tanto impacto e exerceu efeito tão profundo na mudança de comportamento e dos padrões de gosto e consumo de populações por todo o mundo, como o cinema de Hollywood no seu apogeu... Em primeiro lugar, o que calava fundo nas platéias era a beleza extraordinária daqueles seres, feito de maquiagem, penteados, luz e close-up. O conjunto dos recursos desenvolvidos para as fi nalidades técnicas das filmagens passa a ser introduzido no mercado, sugerindo a possibilidade de as pessoas manipularem suas próprias aparências para se assemelharem aos deuses da tela. O mercado será invadido de xampus, condicionadores, bases, ruge, rímel, lápis, sombras, batons, um enorme repertório de cortes, penteados e permanentes, tinturas, cílios, unhas postiças, e naturalmente “o sabonete das estrelas de cinema”...

A televisão viria a completar e dar o toque final a esse processo iniciado pelo cinema, invadindo e comandando a vida das pessoas dentro do próprio lar e organizando o ritmo e as atividades das famílias pelo fluxo variado da programação e dos intervalos comerciais.

Os objetos passaram a ser alvo do mesmo culto que a imagem dos astros e estrelas, e era muito comum os estúdios reforçarem essa associação, para além das roupas, jóias e adereços, distribuindo fotos de seus contratados ao lado de telefones, motocicletas, discos e aparelhos sonoros, carros, móveis e locações turísticas.
O objeto do desejo se torna inseparável do desejo do objeto e um pode suprir a falta do outro.

(Adaptado de: SEVCENCKO, Nicolau. A capital irradiante: técnicas, ritmos e ritos do Rio.
In História da Vida Privada no Brasil, Vol. 3.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998)

 

Com base no texto, avalie os argumentos e identifique o que é válido.

I. Entre os elementos culturais que marcam a segunda metade do século XX está o foco principal no indivíduo, sua busca particular da felicidade e o consumismo.
II. A era da imagem reforça uma cultura toda baseada em representações do novo, do moderno e do belo, sobretudo a partir da década de 1940, com o cinema, e da década de 1960, com a TV.
III. Primeiro o cinema e posteriormente a televisão veicularam, ao longo do século XX, modelos de comportamento, de beleza e de estilo, identificando-os como necessários para o sucesso ou o bem estar.
IV. O poder da imagem tornou-se questão estratégica durante o século XX, com o desenvolvimento de mídias de grande impacto como a fotografia, o cinema, o rádio e a televisão; seu controle pode significar poder e lucro.

São válidas as afirmações contidas em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...