
Observe a charge de Angeli e leia 40 atentamente os versos da canção.
(Folha Imagem. In: Ângela Correa Krajewski e outros. Geografia. São Paulo: Moderna, 2003, p. 298)
A Vitória do trigo.
Não precisa ser herói para lutar pela terra Porque quando a fome dói, qualquer homem entra em guerra.
É preciso ter cuidado para evitar esta luta Pois cada pai é um soldado quando é o pão que se disputa.
Se somos todos irmãos, se todos somos amigos Basta um pedaço de pão para a vitória do trigo. As planícies que somem desde o horizonte ao rio E a vida morre de fome com tanto campo vazio. Ao longo dessas porteiras de sesmarias sitiadas A ambição ergue trincheiras contra o sonho das enxadas.
(Composição: Vaime Darde, Música: Dante Ledesma: In: Sonia Morandi. Espaço e técnica. São Paulo: Copidart/CEETEPS, 2001, p. 192)
O tema da posse da terra no Brasil está presente também nas discussões em torno do cumprimento dos objetivos da ONU. Ao tratarem desse tema, os autores da charge e da canção expressam
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Geografia Espaço Rural
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!