WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2005.2 1ª Fase Questão: 4 História História Geral 5- Idade Contemporânea (1789d.C - atual) Outros 

Segundo o historiador John Monteiro, do Departamento de Antropologia da Unicamp, tem se tornado cada vez mais inaceitável o uso de termos que apontam para a discriminação ou exclusão social, buscando-se, por isso, uma terminologia que seja "politicamente correta". "Muitas vezes, são as elites políticas e intelectuais que propõem novas expressões com a intenção de corrigir termos, usados no passado, associados com a discriminação social, o desrespeito ao meio ou o estrangeirismo", afirma Monteiro. Para a Profª. Anna Cristina Bentes, do Departamento de Lingüística da Unicamp, quanto maior o grau de consciência do sujeito sobre a carga semântica das palavras, maior será o uso do politicamente correto na escrita e na fala.

Exemplos de uso do "politicamente correto":

 

Do ponto de vista de muitos defensores da escolha politicamente correta das expressões a serem usadas na comunicação oral e escrita, certas palavras deveriam ser evitadas pelos seguintes motivos:

I. porque são estrangeirismos introduzidos na língua oral e escrita do país que substituem progressivamente palavras do idioma nacional de igual sentido.

II. porque associam ação, situação ou qualidade desfavorável a determinado grupo de pessoas.

III. porque são estrangeiras e não representam coisas já conhecidas ou em uso no país onde estão sendo inseridas.

IV. porque são usadas no lugar de outras, apesar de seus significados não serem os mesmos, e carregarem consigo algum tipo de preconceito ou discriminação.

Indique a alternativa que contém todos os motivos válidos:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...