WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo Etec-SP 2005.2 1ª Fase Questão: 14 Geografia População 

Considere as informações do texto.

  • As desigualdades regionais e estaduais com relação às taxas de mortalidade infantil ainda continuam grandes no Brasil, confirmando-se o melhor desempenho das regiões Sul e Sudeste.
  • Em 1990, a maior taxa de mortalidade infantil foi registrada em um estado da região Nordeste, Alagoas (96 por 1.000 nascidos vivos), e a mais baixa no Rio Grande do Sul (23 por 1.000 nascidos vivos).
  • Em 2000, apesar da forte queda da taxa de mortalidade infantil em Alagoas (60 por 1.000 nascidos vivos) e no Rio Grande do Sul (15 por 1.000 nascidos vivos), a diferença continuava na mesma ordem de grandeza.
  • Outro problema característico da mortalidade infantil no Brasil é sua elevada taxa de mortalidade infantil tardia (taxa de óbitos que ocorrem de 28 dias até 1 ano de vida), especialmente concentrada nas regiões Nordeste e Norte.

(Adaptado de http://www.pnud.org.br/ arquivos/odm4_mortalidadeinf.doc)

A ONU estabeleceu como um dos seus objetivos a redução da mortalidade na infância (até 5 anos de idade). O texto mostra alguns fatores relacionados à elevada taxa de mortalidade infantil no Brasil. São medidas que o Brasil poderia adotar para reduzir esse problema social:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia População

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...