WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo ESPM 2011.2 Questão: 52 História Geral 

 

 

 

Estabeleça a relação correta:

I. Em seu pensamento está presente o dualismo maniqueísta da cidade celestial que, corporificada pela Igreja, se ocupará dos interesses espirituais e reinará sobre seus inimigos, e da cidade civil identificada com o estado temporal que se encarregará das coisas materiais.

II. Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia está a serviço da teologia para colocar um fundamento filosófico sob todo o edifício da fé.

III.Um homem de Estado não pode dar-se ao luxo de ter dilemas com sua própria consciência, sua ação tem em vista o Estado, e o bem-estar e a estabilidade do Estado constituem o bem com que este político deve se preocupar.

IV.Verifica a temeridade da não existência do Estado diante da natural propensão do homem a buscar o proveito próprio. Nesta situação, ninguém tem segurança de sua vida ou de seus bens. Funda num pacto social a rejeição a este estado natural e mostra como o homem, pela razão, constitui um soberano para sua defesa e segurança.

V. O poder em uma sociedade legítima deve expressar a vontade geral ou o interesse coletivo. O soberano é a vontade geral, a vontade coletiva, e a participação de todos e de cada um é pressuposto de sua própria existência.

A) Santo Tomás de Aquino
B) Santo Agostinho
C) Thomas Hobbes
D) Maquiavel
E) Rousseau

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...