WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo ESPM 2010.1 Questão: 1 Português Redação 

 

 

 

Tema 1


A convivência leva a um inevitável distanciamento, visto que, com o tempo, as pessoas fecham-se em sim mesmas.

PROPOSTA: Elabore um texto dissertativo coerente sobre “a esterilidade das relações modernas.”

Tema 2

“Eu nunca tinha percebido, por exemplo, que existiam tantos rostos. Há um número imenso de pessoas, mas o número de rostos é muito maior, pois cada uma delas possui vários. Há pessoas que ostentam um rosto por anos a fio, e, obviamente, ele se gasta, fica sujo, rompe-se nos vincos, alarga-se como as luvas que usamos durante a viagem. São pessoas parcimoniosas, simples; não o trocam, nem sequer mandam limpá-lo. Esse é bom o bastante, dizem elas, e quem poderá lhes provar o contrário? Pergunta-se, todavia, visto que possuem vários rostos: o que fazem com os outros? Elas os guardam. Seus filhos devem usá-los. Mas também acontece de seus cães saírem com eles por aí. E por que não? Rosto é rosto.”

(Rainer Maria Rilke em Os cadernos de Malte Laurids Brigge)

Em tempos de comunicação digital em que se criam perfis variados, talvez seja pertinente questionar como viver com imagens que distanciam o homem do que ele realmente é.

PROPOSTA:

Elabore um texto dissertativo coerente sobre “como conviver com os muitos perfis criados na internet?”

• Escolha um dos temas e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
• Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
• Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
• Defenda ou refute as ideias apresentadas, elaborando uma dissertação coesa, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Fidelidade ao tema é um dos itens de avaliação.
• Importante: Não vamos questionar o seu ponto-de-vista, mas sua capacidade de análise, argumentação e competência linguística.
• O Candidato poderá optar por qualquer uma das normas ortográficas (a antiga ou a nova), desde que elabore a sua redação respeitando a norma escolhida. Não há necessidade de identificar a norma ortográfica.

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Redação

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...