
Assim como já acontece com alguns tipos de produtos, como pneus, a indústria de equipamentos eletrônicos também será responsável por dar a destinação correta aos aparelhos após o período de uso. A lei do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, prevê a logística reversa: os fabricantes devem fazer a coleta e o reaproveitamento dos materiais. Os prazos para as empresas se estruturarem estão sendo negociados, mas a previsão atual é que a obrigação esteja valendo por completo em 2014. Alguns setores já começam o processo de logística reversa. Muitos revendedores de celulares recebem aparelhos velhos e baterias. O comprador também tem papel fundamental. Além de avaliar qualidade e preço na hora da compra, o consumidor também pode incluir entre os critérios de seleção os produtos que já saem da loja com garantia de recolhimento depois do uso.
BREMBATTI, Katia. Acredite, o lixo eletrônico ainda tem utilidade. In: Gazeta do Povo, 13 de maio de 2012. p.7.
No trecho, a autora:
I. Esclarece procedimentos definidos no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
II. Explica o que é a logística reversa.
III. Apresenta aos empresários o prazo para pagamento de multas.
IV. Argumenta que os consumidores não são responsáveis pela compra de celulares.
Assinale a alternativa CORRETA:
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Português Interpretação de textos
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!