WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CMRJ - EM 2011.2 Questão: 21 Português Geral 

 

 

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Em artigo recente, a psicóloga Rosely Sayão relata duas situações relacionadas ao trabalho: a de um jovem que abandona o curso universitário e a de uma mulher que desiste do emprego. Diz a autora: 

Quando lhe perguntei o que ele mirava ao optar pelo curso, ele respondeu que considerou as chances de ter um futuro confortável do ponto de vista econômico. Não será uma meta muito restrita? 

Uma jovem mãe, que tem dois filhos, não suportou ver as crianças chorarem todo santo dia quando ela saía de casa para ir trabalhar. 

Tomou a decisão de se afastar temporariamente do emprego e da carreira para dedicar-se às crianças em período integral. 

Agora, quase um ano depois de sua escolha, ela afirma não saber se agiu bem, porque seus filhos vivem lhe perguntando quando é que ela irá voltar ao trabalho.

Folha de São Paulo, 11/10/2011. Caderno Equilíbrio, p. 8. (fragmento)

O portal IG trouxe a análise de outro especialista:

Leo Fraiman, psicoterapeuta e especialista em psicologia escolar, acredita que há sete chaves principais para uma boa escolha profissional. “O estudante deve saber exatamente o que ele fará no dia a dia, com o que irá trabalhar, com quem trabalhará (quais áreas e profissionais trabalharão com ele), onde irá trabalhar (em casa, num grande escritório, na rua), o que irá estudar, como será seu estilo de vida e, a peça fundamental para a satisfação profissional, qual é o significado do que ele fará”, frisa Fraiman. 

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/especialistas-dao-dicas-para-uma-boaescolha-profissional (último acesso em 15/10/2011)

Encerrando esta prova, você vai escrever um texto de opinião, que analise os fatores que, em seu ponto de vista, devem ser levados em conta na escolha profissional: econômicos, afetivos, sociais, familiares, etc. Apresente argumentos que sustentem seu ponto de vista. Empregue o padrão culto da língua e dê um título ao texto. 

IMPORTANTE:

· Seu texto deve ser em prosa e ter entre 15 e 25 linhas.

· Somente serão considerados textos redigidos com caneta de tinta azul ou preta.

· Qualquer marca de identificação do texto (assinatura, desenhos, sinais) implicará a anulação da prova de redação. 

· A prova será anulada caso a redação não atenda ao tipo textual exigido ou fuja do tema proposto. 

· Evite rasuras.

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...