WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CMRJ - 6o 2011.2 Questão: 7 Português Geral 

 

 

 

TEXTO II

Além da imaginação
André Melo

Desde muito, muito tempo atrás, os homens criam histórias para tentar compreender as coisas ao seu redor. Por que a Lua possui quatro fases? Como surgiu o guaraná? Se hoje temos o Google para tirar nossas dúvidas, eles contavam apenas com a própria imaginação. E assim nasceram lendas, transmitidas de pai para filho por gerações, até os tempos atuais.

No Brasil, houve uma grande mistura de lendas dos índios, que já viviam aqui, com outras africanas e europeias, trazidas pelos escravos e colonizadores. Alguns personagens ficaram mais conhecidos, como a Cuca e o Saci Pererê, principalmente por sua divulgação na obra de Monteiro Lobato. Mas existem muitas outras, como o Carbúnculo e o Uirapuru (...)

A. S. Franchini, autor do livro As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, explica que as lendas brasileiras têm um papel parecido com o da mitologia1 na Grécia Antiga, pois são uma forma de interpretar o mundo. Há milhares de anos, por exemplo, quando uma chuva alagava toda a cidade, os gregos acreditavam que era um castigo dos deuses, chateados com as atitudes dos homens na Terra.

As lendas brasileiras são, de certo modo, a nossa mitologia, já que lidam com divindades2 indígenas e com mitos que falam da nossa nacionalidade. Todas lidam com os mesmos temas, comuns a todas as raças e povos, como amor, morte, sobrevivência, ambição3, generosidade — explica Franchini.

Se você já escutou mais de uma versão sobre uma lenda, não se assuste. Essa é, inclusive, uma de suas características. Por serem transmitidas oralmente, elas assumem diferentes formas de acordo com a época e o lugar. 

— Isso não só é natural e inevitável, como vital4 para a sobrevivência das lendas 

— diz o autor.

(Texto adaptado de MELLO, André. Globinho, O Globo, sábado 11 de junho de 2011, p.4 e 5).



Vocabulário:

1. mitologia – o conjunto de mitos.
2. divindade – qualidade ou condição de divino; pessoa ou coisa divinizada.
3. ambição – desejo intenso de obter poder, riquezas etc.
4. vital – que é essencial, fundamental.

As perguntas “Por que a Lua possui quatro fases? Como surgiu o guaraná?” presentes no primeiro parágrafo desse texto 

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...