WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CMRJ - 6o 2010.2 Questão: 13 Português Geral 

 

 

 

 

É... pelo que lemos até aqui, ser um herói nem sempre é coisa de ficção ou história em quadrinhos. Com ou sem disfarces, dotadas de “superpoderes”, como voar, ficar invisível, ter a força de um trator, ou “gente como a gente”, algumas pessoas se tornam heróis simplesmente porque... Bem, vejamos por que no próximo texto, publicado em um jornal. Leia-o com atenção e responda às questões propostas.

TEXTO V

Herói nas horas vagas

[figura]

À noite, Thanatos, 62, faz ronda nas ruas de Vancouver, no Canadá, vestindo sobretudo preto, chapéu e máscara cadavérica. 

“Procuro mendigos à espera da morte e lhes dou mais um dia de vida”, diz à Folha por telefone, cheio de mistérios e sem revelar a verdadeira identidade. 

Ele escolheu o codinome Thanatos há três anos, inspirado no deus grego da morte. Assim, entrou para a turma dos super-heróis da vida real,
um grupo que se organizou nos EUA há dez anos.  

Esses mascarados não têm poderes excepcionais, mas vão às ruas para ajudar quem precisa. Thanatos, por exemplo, distribui itens como garrafas de água e comida a moradores de rua. 

[...]

Como todo super-herói que se preze, Dark Guardian tem uma história decorada sobre sua origem. “Quis ser um exemplo para os outros, como os personagens dos quadrinhos.” 

Vigilantes como Thanatos e Dark Guardian ganharam destaque no ano passado, quando o fotógrafo norte-americano Peter Tangen leu sobre eles em uma revista. 

Acostumado a fotografar para pôsteres de filmes como “Homem-Aranha” e “Batman Begins”, Peter ficou surpreso ao saber que havia, fora do cinema, quem se vestisse para ajudar os outros. 

“A necessidade do mundo por super-heróis motivou tanto os filmes quanto essas pessoas”, sugere Peter. 

Folhateen, p. 6-7. In: Folha de São Paulo, segunda-feira, 27/09/2010. (fragmento adaptado)

Ao escolher o nome do deus da morte na mitologia grega – Thanatos –, o morador de Vancouver, no Canadá, tem uma atitude aparentemente contraditória porque:

 

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...