WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CP II 1EM 2014.2 Questão: 10 Português Redação Geral 

REDAÇÃO

Como visto no texto I desta prova, muitas pesquisas científicas têm por objetivo constatar a influência da música na vida das pessoas, nas mais variadas situações. Na França, por exemplo, cientistas da Universidade Bretagne-Sud garantem que, em bares, aumentar o volume da música eleva o consumo de álcool e que, em lojas de flores, músicas românticas provocam aumento das vendas. 

Escreva um texto dissertativo-argumentativo que responda à seguinte pergunta:

A música tem mesmo o poder de interferir no comportamento e na saúde das pessoas, ou essas afirmações não passam de curiosidades, de pesquisas de menor importância?

Seu texto deverá:

· conter obrigatoriamente argumentos que sustentem suas opiniões;
· ter entre 20 e 25 linhas;
· apresentar letra legível e não conter rasuras;
· ter, no mínimo, três parágrafos;
· estar de acordo com a norma padrão para a modalidade escrita;
· ser em prosa;
· ter um título.

 

 Texto I

Confira coisas que você não sabia sobre o poder da música (fragmento)

1) No desempenho

Ouvir música ao mesmo tempo em que se realizam outras tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores da Universidade Chemnitz e da Universidade de Erfurt, ambas na Alemanha, comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos da música são muito positivos. 

2) No comportamento 

Ao testar os efeitos da música no comportamento das pessoas e, especialmente, em suas condutas sociais positivas, pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriram que ouvir músicas com letras socialmente positivas aumentaram a disposição de ajuda nos ouvintes. 

3) Na personalidade 

Segundo as pesquisas de Peter J. Rentfrow e Samuel D. Gosling, os gostos musicais podem prever a personalidade das pessoas. Por exemplo, gostos complexos e reflexivos, como blues, jazz, música clássica e folk, refletem personalidades emocionalmente estáveis, abertas para novas experiências, boas habilidades verbais e com inteligência acima da média. 

4) Na dor

Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Christina Knussen concluíram em seus estudos que ouvir sua música preferida durante períodos de dor pode aumentar de forma significativa a tolerância à dor, se comparado com estímulos visuais ou silêncio. 

5) No romance 

Nicolas Guéguen estudou os efeitos das músicas românticas. Seus experimentos revelaram que 52,3% das mulheres que participaram dos experimentos ofereceram seus telefones quando uma música romântica estava tocando. Do outro lado, quando a música tocada era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%.

(http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/17/931756/10-curiosidades-musica.html.
Com adaptações. Acessado em 10/10/2013.)

O candidato deverá ter seguido atentamente o encaminhamento dado pela Banca, cujos passos estão detalhadamente expressos na proposta apresentada. Os critérios para atribuição da nota são:

  • o tipo de texto solicitado (neste ano, um texto dissertativo-argumentativo); 
  • o desenvolvimento do tema de acordo com o roteiro apresentado;
  • a coesão (articulação entre as partes do texto e entre as orações);
  • a coerência (clareza das ideias, pertinência da opinião/ argumento, grau de informatividade e não contradição entre as partes do texto);
  • o domínio, esperado para o nível de escolaridade exigido, da variedade padrão para a modalidade escrita (concordância, regência, colocação, vocabulário, ortografia, acentuação). 

Será atribuído grau zero à redação que não estiver dentro do tipo ou do tema solicitados. 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Redação

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...