WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CP II 1EM 2014.2 Questão: 9 Português Interpretação de textos 

Qual dos cinco tópicos apresentados no texto I pode ser associado à segunda estrofe do texto II?

 

 

Texto I

Confira coisas que você não sabia sobre o poder da música (fragmento)

1) No desempenho

Ouvir música ao mesmo tempo em que se realizam outras tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores da Universidade Chemnitz e da Universidade de Erfurt, ambas na Alemanha, comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos da música são muito positivos. 

2) No comportamento 

Ao testar os efeitos da música no comportamento das pessoas e, especialmente, em suas condutas sociais positivas, pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriram que ouvir músicas com letras socialmente positivas aumentaram a disposição de ajuda nos ouvintes. 

3) Na personalidade 

Segundo as pesquisas de Peter J. Rentfrow e Samuel D. Gosling, os gostos musicais podem prever a personalidade das pessoas. Por exemplo, gostos complexos e reflexivos, como blues, jazz, música clássica e folk, refletem personalidades emocionalmente estáveis, abertas para novas experiências, boas habilidades verbais e com inteligência acima da média. 

4) Na dor

Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Christina Knussen concluíram em seus estudos que ouvir sua música preferida durante períodos de dor pode aumentar de forma significativa a tolerância à dor, se comparado com estímulos visuais ou silêncio. 

5) No romance 

Nicolas Guéguen estudou os efeitos das músicas românticas. Seus experimentos revelaram que 52,3% das mulheres que participaram dos experimentos ofereceram seus telefones quando uma música romântica estava tocando. Do outro lado, quando a música tocada era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%.

(http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/17/931756/
10-curiosidades-musica.html.
Com adaptações. Acessado em 10/10/2013.)

Texto II

A música popular entra no paraíso¹

Carlos Drummond de Andrade

Deus - Quem é este baixinho que vem aí, ao som do violão, de copo cheio na mão? 

São Pedro - Senhor, pelos indícios, só pode ser o vosso servo Vinicius, Menestrel da Gávea e dos amores inumeráveis.

Deus - Será que ele vem fazer alaúza no céu, perturbando o coro dos meus anjos-cantores, diplomados pela Schola Cantorum² do mestre São Jorge, o Grande? 

São Pedro (hesitante) - Bem... Eu acho, com a devida licença, que ele traz um som novo, mais terrestre, menos beatífico, é certo, mas com uma suavidade brasileira inspirada nos seresteiros seus avós, os quais já têm assentos cativos junto ao vosso trono, Senhor. Coisa mui digna de vossa especial atenção. 

Deus - Hum, hum... 

São Pedro - Posso continuar, Senhor? [...] Este nasceu diretamente para o amor [...]. Vinicius nasceu com a célula poética, e esta desabrochou em cânticos variados, na voz de seus lábios e na dos instrumentos. Com estes cânticos ele encantou o seu povo. E era um povo necessitado de canto, um canto tão necessitado mesmo! 

Deus - Ele deu alegria ao meu povo? 

São Pedro (exultante) - Se deu, Senhor! E para isso não precisava sempre compor canções alegres. Ia até o fundo das canções tristes, mas dava-lhes uma tal doçura e meiguice que as pessoas, ouvindo-as, não sabiam se choravam ou se viam consoladas velhas mágoas. Era um coração se desfazendo em música, Senhor. Deu tanta alegria ao povo, que até a última hora de sua vida (esta não chegou a ser longa, mas se alongou em canção) trabalhou com seu fiel parceiro Toquinho para levar às crianças um tipo musical de felicidade. Morreu, pois, a vosso serviço, Senhor. 

Deus (disfarçando a emoção) - Mande entrar, mande entrar logo esse rapaz. 

(In: Jornal do Brasil. Crônica de 11 de julho de 1980. Com adaptações.)

¹ O texto acima foi escrito em homenagem a Vinícius de Moraes, dois dias após a sua morte.
² Schola Cantorum – escola de canto coral

Tópico número 5.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...