WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro CP II 1EM 2014.2 Questão: 5 Português Semântica Geral 

Texto II

A música popular entra no paraíso¹

Carlos Drummond de Andrade

Deus - Quem é este baixinho que vem aí, ao som do violão, de copo cheio na mão? 

São Pedro - Senhor, pelos indícios, só pode ser o vosso servo Vinicius, Menestrel da Gávea e dos amores inumeráveis.

Deus - Será que ele vem fazer alaúza no céu, perturbando o coro dos meus anjos-cantores, diplomados pela Schola Cantorum² do mestre São Jorge, o Grande? 

São Pedro (hesitante) - Bem... Eu acho, com a devida licença, que ele traz um som novo, mais terrestre, menos beatífico, é certo, mas com uma suavidade brasileira inspirada nos seresteiros seus avós, os quais já têm assentos cativos junto ao vosso trono, Senhor. Coisa mui digna de vossa especial atenção. 

Deus - Hum, hum... 

São Pedro - Posso continuar, Senhor? [...] Este nasceu diretamente para o amor [...]. Vinicius nasceu com a célula poética, e esta desabrochou em cânticos variados, na voz de seus lábios e na dos instrumentos. Com estes cânticos ele encantou o seu povo. E era um povo necessitado de canto, um canto tão necessitado mesmo! 

Deus - Ele deu alegria ao meu povo? 

São Pedro (exultante) - Se deu, Senhor! E para isso não precisava sempre compor canções alegres. Ia até o fundo das canções tristes, mas dava-lhes uma tal doçura e meiguice que as pessoas, ouvindo-as, não sabiam se choravam ou se viam consoladas velhas mágoas. Era um coração se desfazendo em música, Senhor. Deu tanta alegria ao povo, que até a última hora de sua vida (esta não chegou a ser longa, mas se alongou em canção) trabalhou com seu fiel parceiro Toquinho para levar às crianças um tipo musical de felicidade. Morreu, pois, a vosso serviço, Senhor. 

Deus (disfarçando a emoção) - Mande entrar, mande entrar logo esse rapaz. 

(In: Jornal do Brasil. Crônica de 11 de julho de 1980. Com adaptações.)

¹ O texto acima foi escrito em homenagem a Vinícius de Moraes, dois dias após a sua morte.
² Schola Cantorum – escola de canto coral

 

Releia o trecho abaixo, destacado do texto II:

Deus - Será que ele vem fazer alaúza no céu, perturbando o coro dos meus anjos-cantores, diplomados pela Schola Cantorum do mestre São Jorge, o Grande?”

Na frase acima, é possível depreender o sentido da palavra “alaúza” como sinônimo de bagunça ou de desordem. Que palavra dessa frase permite identificar os sentidos apontados? 

A palavra é “perturbando”.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Semântica

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...