WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro FAETEC Ves 2012.2 Questão: 9 Português Geral 

TEXTO – DIREITO À HISTÓRIA

Discurso presidencial no dia da instalação da Comissão da Verdade (maio de 2012). “Senhoras e senhores, eu queria iniciar citando o deputado Ulysses Guimarães, que, se vivesse ainda, certamente, ocuparia um lugar de honra nesta solenidade. O Senhor Diretas, como aprendemos a reverenciá-lo, disse uma vez: ‘A verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada.’ A verdade, de fato, não morre por ter sido escondida. Nas sombras somos todos privados da verdade, mas não é justo que continuemos apartados dela à luz do dia 

Embora saibamos que regimes de exceção sobrevivem pela interdição da verdade, temos o direito de esperar que, sob a democracia, a verdade, a memória e a História venham à superfície e se tornem conhecidas, sobretudo para as novas e futuras gerações. 

A palavra ‘verdade’, na tradição grega ocidental, é exatamente o contrário da palavra ‘esquecimento’. É algo tão surpreendentemente forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão. Ela é só, e, sobretudo, o contrário do esquecimento. É memória e é História. É a capacidade humana de contar o que aconteceu. 

Ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a História de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições. 

(....) Eu acrescentaria que a força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou.” 

 

“Senhoras e senhores, eu queria iniciar citando o deputado Ulysses Guimarães, que, se vivesse ainda, certamente, ocuparia um lugar de honra nesta solenidade”. No segmento negtitado ocorrem duas orações, sobre cuja relação pode dizerse o seguinte:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...